Pois é nosso inverno mau acabou e cá estou falando de inverno 2011. Na indústria de moda é assim mesmo, enquanto se vende uma estação de moda prepara-se outra.
Isso acontece por uma simples questão de logística: quanto maior a produção mais cedo se começa a produzi-la. É assim com toda a cadeia de moda. Quem sempre começa primeiro são os fabricantes de pigmentos de cor, com seis anos de antecedência. São as multi-nacionais fabricantes de matéria prima. Isso se dá com seis anos de antecedência e começa com a indústria automobilística, é quando você começa a se habituar com cor, ou cores novas, depois vai para o designe de interior(decoração) com três anos de antecedência, e por fim chega à moda. Não sem antes passar pelos escritórios de Trend Hunter (Caçadores de tendência), que dão toda fita, ai vêm os escritórios de informação de moda, que filtram tudo, metodificam, racionalizam, agregam o que está up-to-date nos circulos culturais, identificam comportamentos, atitudes, criadores, estilistas e grupos culturais insurgentes que venham acrescentar e/ou influenciar no comportamento de consumo futuro e repassam por fim aos estilistas e marcas de moda.
São tantas propostas que fica quase impossível administrá-las, escolher caminhos ou mesmo saber no que apostar. Bom, o mais acertado mesmo continua sendo conhecer o mais detalhadamente possível o seguimento para o qual sua marca é direcionada e optar por produtos que venha acrescentar algo de novo em seu estilo pessoal.
Está cada vez mais difícil evangelizar consumidores. Simplesmente as pessoas não querem se vestir de uma unica marca e sim de várias. Com isso acreditam construir seu estilo pessoal. Isso lhes dá liberdade para encarar novos personagens, renovar a imagem e exercitar a criatividade. Frutos da inclusão digital de um mundo cada vez mais globalizado.
Agora dá so uma olhada neste resumo do que aconteceu no desfile de preview de inverno 2011 por ai..
Ps.: Não sei quem é o ilustrador dos desenhos abaixo, mas as imagens foram retiradas do blog Sketch Fashion Trends.
A International Textile Exihbition, feira voltado para o segmento de linhas de malharia e tricô, apostou em quatro temas para a cartela de cores deste inverno:
Play:
Cores: Combinações:
Scape:
Cores: Combinações:
Explore:
Cores: Combinações:
Shine:
Cores: Combinações:
Pessoalmente acho essa cartela de cores muito bacana e o mais legal é sem dúvida a combinação de cores e se vocês prestarem atenção ela é dada com a porcentagem de cor para cada combinação (clique nas imagens para visualizar os detalhes).
[As informações desta postagem foram retiradas do blog Sketch Fashion Trends. Visitem-o pois ele é muito interessante e tem um conteúdo bastante útil, principalmente para pessoas que pretendem se tornar profissionais de moda um dia.]
Beijos,
Postado por: Bárbara Urias